Aprenda as receitas de melado e rapadura de cana-de-açúcar

As duas receitas do Jornal do Campo deste domingo (3) são doces feitos a partir do caldo de cana-de-açúcar conhecidos como rapadura e melado. Ele é levado ao fogo em um tacho e quando pronto tem um formato parecido com o de uma vela derretida.

Quem ensina o passo a passo é o agricultor aposentado Onildo Machado, que faz os doces desde quando era criança em Rio Verde, sudoeste de Goiás.

Ingrediente

  • Caldo de cana-de-açúcar

Passo a passo para o melado

 

O primeiro passo é moer a cana até obter o caldo, também conhecido como garapa. Ao ser retirado da cana, o caldo vai direto para o tacho. O processo pode levar até 2 horas no fogão à lenha até o caldo começar a engrossar, quando as impurezas que ficam sobre a calda são retiradas com uma concha.

Logo após a retirada da impureza do caldo, é necessário mexer até chegar na consistência de vela, o que indica que está no ponto ideal.

Assim que obter o ponto correto, coloque o líquido grosso nos potinhos de sua preferência e espere esfriar para poder comer.

Passo a passo para a rapadura

 

Siga todos os passos da receita anterior até o momento do ponto ideal do caldo, porém, após atingir esta consistência, leve-o para o gamelão.

Coloque o líquido grosso no gamelão para poder continuar mexendo até parar de “granar” e atingir o ponto correto da rapadura (veja no vídeo).

Assim que obter o ponto correto, coloque o líquido grosso nas formas de sua preferência e espere endurecer por aproximadamente 30 minutos para poder comer.

LEIA TAMBÉM

Veja outras notícias da região no g1 Goiás.

Matheus