Cuiabano? Auriverde? Forma como torcedor do Cuiabá é chamado gera dúvidas; saiba a correta

Com apenas 21 anos de fundação, o Cuiabá é o caçula entre os 20 times da Série A do Campeonato Brasileiro. Nesse sentido, é comum que ainda existam dúvidas em relação à equipe mato-grossense.

Uma destas questões diz respeito à forma como o torcedor do Dourado é chamado. Cuiabano? Auriverde? Cuiabanista? Qual a alcunha correta de quem apoia o time? O ge responde agora!

O erro mais comum é mencionar o torcedor do Cuiabá como cuiabano. No entanto, este é o gentílico de quem nasce na capital mato-grossense. Seria equivalente a chamar o torcedor do Goiás, por exemplo, de goiano (natural do estado de Goiás) e não de esmeraldino.

A forma correta, ou melhor, as formas corretas são cuiabanista e auriverde. O próprio clube utiliza as duas maneiras em seus anúncios e nas redes sociais. A segunda em específico é relacionada às cores do clube: verde e amarelo.

Em entrevista ao ge, a torcedora Andreza Magalhães, conhecida como “A Cuiabanista” nas redes sociais, confirmou que já se deparou com o equívoco e acredita que a história ainda recente do time tem impacto nisto.

– Já ouvi muitas vezes relacionar o torcedor do Cuiabá como cuiabano. Inclusive no estádio, com o canto “eu sou cuiabano com muito orgulho, com muito amor” cantada pelas torcidas organizadas. Vejo também nas transmissões dos jogos na TV e nas redes sociais. O termo “cuiabanista” ainda é novidade, praticamente não vemos nem mesmo o clube usar. E também pelo fato do Cuiabá ser jovem, ainda possuir poucos torcedores, essa forma de falar não é muito buscada.

Andreza Magalhães (de camisa branca do Cuiabá) na Arena Pantanal — Foto: AssCom Dourado

Andreza Magalhães (de camisa branca do Cuiabá) na Arena Pantanal — Foto: AssCom Dourado

Com o apoio do torcedor auriverde (ou cuiabanista, como preferir, mas nunca cuiabano), o Cuiabá recebe o Bahia no sábado, às 15h (de MT), na Arena Pantanal, em partida válida pela 14ª rodada do Brasileirão. Os ingressos seguem à venda a partir de R$ 5.

Matheus