Goleiro da RD Congo jogou a Copa de forma irregular, e Fifa sabia do problema

Esportes


Mpasi estaria sem condições de jogo para atuar na Copa do Mundo 2026
Foto: Divulgação/Fecofa

Mpasi estaria sem condições de jogo para atuar na Copa do Mundo 2026

A participação de Lionel Mpasi na Copa do Mundo 2026 está no centro de uma nova controvérsia envolvendo a Fifa. Documentos revelados nesta terça-feira (6) pelo jornal americano ‘The New York Times ‘ e pelo francês ‘Le Monde ‘mostram que o goleiro da República Democrática do Congo não concluiu a tempo o processo necessário para trocar sua representação internacional, mas mesmo assim disputou as Eliminatórias e esteve em campo no Mundial.

Mpasi nasceu em Meaux, nos arredores de Paris, e defendeu a seleção francesa nas categorias de base. Por isso, precisava concluir formalmente o processo para passar a representar a RD Congo em competições oficiais.

De acordo com os documentos, a federação congolesa iniciou o procedimento em 2021, porém não concluiu a papelada exigida pela Fifa. Dessa forma, o goleiro permaneceu sem cumprir uma etapa considerada necessária para a mudança de associação.

Fifa identificou o problema antes da Copa

A própria estrutura jurídica da Fifa teria identificado a irregularidade antes da repescagem intercontinental, em março. Mesmo assim, a Fifa permitiu que o goleiro atuasse contra a Jamaica, partida que garantiu à RD Congo a classificação para a Copa do Mundo.

Antes disso, a Nigéria já havia contestado a utilização de jogadores congoleses após perder na repescagem africana. A seleção nigeriana tentou questionar a elegibilidade dos atletas e buscou uma revisão da classificação.

No caso de Mpasi, porém, a Fifa rejeitou a reclamação por uma questão técnica relacionada ao prazo e aos procedimentos do recurso. A entidade afirmou que seus comitês são autônomos e analisam cada caso conforme os regulamentos e as circunstâncias apresentadas.



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *