Natal em Tempo de Guerra

Durante a Segunda Guerra Mundial, as câmeras de filmagem capturaram como as pessoas celebravam a época festiva tanto na frente doméstica quanto nas frentes de combate. Esses sete clipes da coleção de filmes do IWM mostram civis e membros das forças armadas – até o Papai Noel aparece. Alguns eram puramente informativos – alertando as pessoas sobre rações extras de Natal, por exemplo – enquanto outros apresentavam narrativas da guerra cuidadosamente elaboradas.

Natal sob fogo

“A Inglaterra está lutando por sua vida… e até mesmo a menor criança entende isso.”

Em Christmas Under Fire , um curta-metragem documentário britânico de 1941, o jornalista americano Quentin Reynolds explorou como os ingleses estavam levando a vida e comemorando a época festiva em meio à Segunda Guerra Mundial. 

Subterrâneo de natal

O filme termina com cenas da plataforma de uma estação de metrô lotada de gente – e uma mãe aconchegando seu bebê para passar a noite. O filme de propaganda destinado ao público americano foi indicado ao Oscar em 1942.

Spitfires e bolas de neve

Em dezembro de 1944, a RAF Film Production Unit capturou cenas de Spitfires na neve no chão. Embora a guerra ainda continuasse, os pilotos encontraram algum tempo para desfrutar de uma luta de bolas de neve e um pouco de tobogã enquanto estavam no solo.

Racionamento

No Natal, algumas rações extras estavam disponíveis.

Um curta-metragem do Food Flash foi uma maneira de o governo garantir que as pessoas soubessem sobre seu direito extra. Entre março de 1942 e novembro de 1946, mais de 200 curtas-metragens Food Flash do Ministério da Alimentação foram exibidos nos cinemas britânicos.

Poste mais cedo para o Natal!

Entregar cartões e presentes aos destinatários pretendidos era tão importante que o Ministério da Informação produziu vários curtas-metragens lembrando as pessoas de não esperar até o último minuto para colocar a correspondência festiva no correio. Nesta animação, o Papai Noel é levado às lágrimas e forçado a sobrecarregar seu trenó para fazer as entregas festivas – com resultados infelizes.

Como o Oitavo Exército passou o Natal

O Oitavo Exército era uma unidade britânica composta por tropas de todo o Império Britânico e Commonwealth. Quando alguns desses homens se viram celebrando o Natal em Tobruk, na Líbia, em 1943, eles tiraram o melhor proveito disso.

Este clipe mostra soldados curtindo o Natal entre as ruínas.

Compartilhando uma refeição

Membros do 1º/5º Regimento Welch do Batalhão passaram o Natal de 1944 com os civis residentes de Baexem, uma vila na Holanda. Esses clipes mostram os homens saboreando cerveja, pudim de Natal e cantando perto de um moinho de vento.

Matheus