Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

08/12/2023 10:52 pm

Durante a Segunda Guerra Mundial, as câmeras de filmagem capturaram como as pessoas celebravam a época festiva tanto na frente doméstica quanto nas frentes de combate. Esses sete clipes da coleção de filmes do IWM mostram civis e membros das forças armadas – até o Papai Noel aparece. Alguns eram puramente informativos – alertando as pessoas sobre rações extras de Natal, por exemplo – enquanto outros apresentavam narrativas da guerra cuidadosamente elaboradas.

Natal sob fogo

“A Inglaterra está lutando por sua vida… e até mesmo a menor criança entende isso.”

Em Christmas Under Fire , um curta-metragem documentário britânico de 1941, o jornalista americano Quentin Reynolds explorou como os ingleses estavam levando a vida e comemorando a época festiva em meio à Segunda Guerra Mundial. 

Subterrâneo de natal

O filme termina com cenas da plataforma de uma estação de metrô lotada de gente – e uma mãe aconchegando seu bebê para passar a noite. O filme de propaganda destinado ao público americano foi indicado ao Oscar em 1942.

Spitfires e bolas de neve

Em dezembro de 1944, a RAF Film Production Unit capturou cenas de Spitfires na neve no chão. Embora a guerra ainda continuasse, os pilotos encontraram algum tempo para desfrutar de uma luta de bolas de neve e um pouco de tobogã enquanto estavam no solo.

Racionamento

No Natal, algumas rações extras estavam disponíveis.

Um curta-metragem do Food Flash foi uma maneira de o governo garantir que as pessoas soubessem sobre seu direito extra. Entre março de 1942 e novembro de 1946, mais de 200 curtas-metragens Food Flash do Ministério da Alimentação foram exibidos nos cinemas britânicos.

Poste mais cedo para o Natal!

Entregar cartões e presentes aos destinatários pretendidos era tão importante que o Ministério da Informação produziu vários curtas-metragens lembrando as pessoas de não esperar até o último minuto para colocar a correspondência festiva no correio. Nesta animação, o Papai Noel é levado às lágrimas e forçado a sobrecarregar seu trenó para fazer as entregas festivas – com resultados infelizes.

Como o Oitavo Exército passou o Natal

O Oitavo Exército era uma unidade britânica composta por tropas de todo o Império Britânico e Commonwealth. Quando alguns desses homens se viram celebrando o Natal em Tobruk, na Líbia, em 1943, eles tiraram o melhor proveito disso.

Este clipe mostra soldados curtindo o Natal entre as ruínas.

Compartilhando uma refeição

Membros do 1º/5º Regimento Welch do Batalhão passaram o Natal de 1944 com os civis residentes de Baexem, uma vila na Holanda. Esses clipes mostram os homens saboreando cerveja, pudim de Natal e cantando perto de um moinho de vento.

Veja também

ESPORTES

Mixto estreia contra o Nova Mutum e só viaja duas vezes na primeira fase

GERAL

“CASA DE SARITA” COMPLETA SEIS MESES E LEVA ATÉ AS MULHERES DO MAPIM, SERVIÇOS E POLÍTICAS PÚBLICAS.

ESPORTES

Mixto renova contrato com mais duas atletas campeãs brasileiras

ESPORTES

Mixto é voto vencido sobre vaga na Série D; Veja formato de disputa do Mato-grossense

POLÍTICA MT

Paulo Araújo vai à COP 28 para acompanhar debates de saúde pública ligados ao clima

POLÍTICA MT

MAIS DE 10 MIL PESSOAS PASSARAM NO EVENTO QUE DUROU CINCO HORAS REALIZADO PELO UNIÃO BRASIL EM VÁRZEA GRANDE