Ochoa descongelado? A lenda do goleiro mexicano em Copas do Mundo

Esportes


Guillermo Ochoa deve disputar a sexta Copa do Mundo pelo México
Reprodução Instagram @miseleccionmx

Guillermo Ochoa deve disputar a sexta Copa do Mundo pelo México

Diz a lenda, que o mexicano Guillermo Ochoa é descongelado a cada quatro anos para devender o México em Copas do Mundo. A história é sempre contada em formato de brincadeira, mas, sempre pareceu ter um fundo de verdade. E para 2026, o conto até parece ser real. 

A primeira Copa do Mundo disputada por Ochoa foi em 2006, na Alemanha. Depois, ele esteve na África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022). Depois dos cinco Mundiais, parecia que o fim da linha havia chegado para Ochoa no torneio.

Aos 40 anos e defendendo o Limassol, do Chipre, ele nem mesmo era mais convocado para a Seleção do México. Até que ele foi novamente acionado às vésperas da Copa dos Estados Unidos, do Canadá e do México

Isso aconteceu após a lesão de Luis Ángel Malagón, até então titular da seleção. O goleiro sofreu uma ruptura no tendão de aquiles, sendo desfalque certo para a Copa. Com isso, restou “descongelar” Ochoa para o Mundial

O goleiro foi chamado para a última Data FIFA antes da Copa, defendendo o México contra Portugal e México. Com isso, ele deve também ser convocado para a disputa de sua 6ª Copa do Mundo, se tornando recordista de participações ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo

Guillermo Ochoa
Reprodução / X – Seleção do México

Guillermo Ochoa

Mas por que a lenda de descongelado?

A lenda de que Ochoa é descongelado caminha paralelamente ao fato de ele disputar as Copas do Mundo pelo México. Isso porque, durante o período pré e pós-Copas, o goleiro costuma sumir dos holofotes.

Esse sumiço dele acontece por dois motivos: por conta de defender times de menores  e também por atuações mais discretas. 

Ele nunca defendeu times de ponta da Europa. Ochoa surgiu no América do México e tem passagens por equipes como: Ajaciio (França), Málaga (Espanha), Granada (Espanha), Standard Liége (Bélgica), Salernitana (Itália), AFS (Portugal) e Limassol (Chipre, atual clube).

Com isso, ao ser chamado para os Mundias, em todos os que disputou até aqui, ele se destaca pela agilidade nas defesas e por, em vários jogos, ajudar o México a garantir pontos importantes

Guillermo Ochoa
Reprodução / X – Seleção do México

Guillermo Ochoa

Recordista na disputa de Copas do Mundo

Se tiver confirmada a convocação para a Copa do Mundo de 2026, Ochoa vai se tornar recordista em disputa de Mundiais ao lado de dois craques que também vão atingir a marca de seis Copas este ano: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo

Por coincidência, os três disputaram as mesmas Copas do Mundo: Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e Catar (2022).

Agora, os três devem, novamente juntos, disputar a sexta e última Copa de cada um na edição dos Estados Unidos, do Canadá e do México

Caso confirmem a participação na Copa de 2026, eles vão deixar para trás lendas que disputaram cinco Mundiais: Rafael Márquez (México de 2002 a 2018), Andrés Guardado (México – 2006 a 2022), Antonio Carbajal (México 1950 a 1966), Lothar Matthäus (Alemanha – 1982 a 1998) e Gianluigi Buffon (Itália – 1998 a 2014).

Ochoa
Reprodução/Instagram

Ochoa

México na Copa do Mundo

Um dos países-sede da Copa do Mundo, o México está no Grupo A do Mundial, ao lado de África do Sul, Coreia do Sul e República Tcheca

O México é quem vai fazer a abertura do Mundial, quando enfrenta a África do Sul, no dia 11 de junho, na Cidade do México. 

Na sequência, o México enfrenta a Coreia do Sul, no dia 18 de junho, em Guadalajara. E para fechar a primeira fase, o México enfrenta a República Tcheca, no dia 24 de junho, na Cidade do México. 



Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *