Perícia confirma que áudio em que vereador chama prefeito de “safado” e cita ‘casos gays’ na Câmara é verdadeiro

Perícia confirma que áudio em que vereador chama prefeito de “safado” e cita ‘casos gays’ na Câmara é verdadeiro

Áudio atribuído a Horácio Pereira contém diversas ofensas a políticos supostos casos de corrupção

Conteúdo/ODOC – A perícia solicitada pela Câmara Municipal de Vereadores de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá) aponta como verdadeiro o áudio de autoria do vereador Horácio Pereira (Republicanos) chamando o prefeito do município, Vander Masson (PSDB) de cretino, comunista e safado.

No áudio tornado público no dia 25 de abril, ele classificou vereadores como vagabundos, falou sobre relações gays entre parlamentares, casos de infidelidade conjugal, esquema em licitação e que o parlamento local era de falsos crentes e falsos patriotas.

Quando o caso veio à tona, Horário Pereira se disse inocente e vítima de “fake news” e que iria buscar a Justiça. Contudo, o laudo assinado pelo perito Leandro Manoel Franco Marquez, concluído no dia 28 de junho, aponta que a voz é do próprio vereador, em áudio gravado por ele e não houve nenhuma montagem.

Em um dos questionamentos, o perito afirma que a voz é do vereador. Contudo, não é possível concluir quando o mesmo foi gravado uma vez que a análise não foi realizada com o áudio original e não é possível afirmar quantas pessoas foram envolvidas na propagação dele, pois somente há a voz de Horário Pereira na gravação.

“O áudio questionado apresentado para análise, objeto deste laudo pericial de identificação de voz humana, foi produzido pelo senhor Horácio Pereira, portanto, possui a voz do periciando”, diz o perito no laudo.

Em trecho de áudio que Horácio alegava não ser dele, ele fala sobre uma série de situações ocorridas no parlamento. “Ali tem de tudo, meu amigo, já pegaram até vereador beijando outro homem em corredor, vereador casado lá que tem caso com funcionária, tem vereador se beneficiando de licitação, que nós já descobrimos e por aí vai. O que mais tem lá é falso crente e falso patriota”.

Em nota, a presidente da Câmara de Tangará da Serra, Elaine Antunes, disse que o laudo pericial será remetido para a Polícia Civil e foi entregue cópia a cada um dos vereadores para que possam tomar as providências que acharem necessárias. “A investigação policial está em andamento, sendo compromisso dessa Câmara Municipal o apoio e contribuição em busca da verdade e eventual responsabilização dos culpados”, termina a nota.

O vereador Horário Pereira, ainda não se manifestou sobre o resultado do laudo pericial.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A CÂMARA MUNICIPAL DE TANGARÁ DA SERRA-MT vem através da presidência comunicar que tomou providências com relação às notícias veiculadas na mídia no dia 25 de abril de 2024, com a realização de representação na Polícia Civil, bem como o Plenário da Câmara Municipal autorizou a realização de perícia, para averiguação da autoria dos áudios.

A perícia constatou a autoria dos áudios, cujo laudo pericial será remetido a Polícia Civil, e foi entregue uma cópia a cada vereador, que dentro de seu poder discricionário tomará as providências que entender pertinente.

A investigação policial está em andamento, sendo compromisso dessa Câmara Municipal o apoio e contribuição em busca da verdade e eventual responsabilização dos culpados.

ELAINE ANTUNES

PRESIDENTE

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *