
De cabeça, Lukic abriu o placar para a Bósnia
Canadá e Bósnia e Herzegovina empataram em 1 a 1 na tarde desta sexta-feira (12), no BMO Field, em Toronto, em partida válida pela primeira rodada do Grupo B da edição de 2026 da Copa do Mundo.
País sede pela primeira vez, o Canadá estreou em seu terceiro Mundial, enquanto os bósnios, depois de 12 anos, estão na sua segunda participação.
Primeiro tempo

Lukic, autor do primeiro gol da Bósnia
O Canadá mostrou de cara que queria se impor como país-sede e já pressionou a Bósnia, pegando um escanteio aos 30 segundos de jogo. Os bósnios, não se intimidaram e responderam rápido, puxando o primeiro contra-ataque aos dois minutos.
Essa foi a tônica da primeira etapa. Enquanto os canadenses buscavam controlar as ações, embalados pelo apoio da torcida e pelo fator casa, a Bósnia se mantinha bem organizada defensivamente e aproveitava os espaços deixados pelo adversário.
Aos 15 minutos, o Canadá desperdiçou uma oportunidade inacreditável de abrir o placar. Jonathan David recebeu um baita presente sozinho dentro da área, e da marca do pênalti finalizou mal, no meio do gol, facilitando a defesa do goleiro Vasilj.
E sabe aquele velho ditado fatal do futebol de “quem não faz, leva”? Pois então, cinco minutos depois do desperdício canadense, a Bósnia conseguiu um escanteio. Na cobrança, Kolašinac desviou de cabeça na primeira trave e Lukic apareceu na pequena área para completar para o fundo das redes e colocar os europeus em vantagem.
Segundo tempo

Bósnia x Canadá
Com a desvantagem no placar, o roteiro da partida ficou ainda maisintenso. O Canadá controlou mais ainda a posse de bola com a Bósnia muito bem fechada no campo de defesa.
Logo nos primeiros minutos da etapa final, Tani Oluwaseyi entortou a defesa europeia e obrigou o goleiro Vasilj a fazer uma grande defesa. Na sequência, o atacante voltou a levar perigo ao invadir a área e se chocar com o arqueiro bósnio. Os donos da casa reclamaram de pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
Sufocada e cada vez mais acuada pela pressão canadense, a Bósnia quase marcou contra. Após grande jogada, Eustáquio achou Laryea dentro da área que finalizou pro gol e, na tentativa de cortar o lance, Kolašinac desviou contra o próprio patrimônio e foi salvo pelo travessão.
E foi uma chance atrás da outra. Aos 24, Ahmed cabeceou e no limite, em cima da linha, salvou a zaga da Bósnia.
Após muita pressão, o Canadá chegou ao empate aos 34 minutos do segundo tempo. Depois de bate-rebate na grande área, Cyle Larin foi oportunista, e com bonita finalização, deixou tudo igual.
Demorou, mas pegou a copa no país do Hóquei
Mesmo com diversos jornais relatando um clima “frio” de Copa do Mundo no Canadá, a história mudou com a estreia da seleção da casa. O povo canadense, apesar da paixão pelo hóquei no gelo e de não ter o futebol como esporte mais popular do país, vestiu a camisa e lotou as ruas para apoiar a equipe.

Torcedores do Canadá fazem festa nas ruas antes de estreia na Copa
Os bósnios não ficaram para trás. Em apenas sua segunda participação em Copas do Mundo, a primeira foi no Brasil em 2014, os europeus invadiram o país e também fizeram uma bonita festa nos estádios.

Bósnios invadem Toronto para partida contra donos da casa
Agenda do Grupo B
Na sexta-feira (13), Catar e Suíça completam a primeira rodada do Grupo B, às 16h.
No próximo dia 18, as equipes voltam a campo pela segunda rodada da fase de grupos. Suíça e Bósnia jogam às 16h, enquanto Canadá e Catar se enfrentam às 19h.

