Professor Doutor Allan Kardec será o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e toma posse dia primeiro

O professor doutor Allan Kardec, atual deputado, será o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) do governo Mauro Mendes, e toma posse domingo (1/1/23). Ele já foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) na gestão que se encerra do governo, entre 2019 e 2020. Kardec se reuniu no final da manhã com o governador e teve a confirmação. O deputado havia pedido licença de 15 dias na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa nesta sexta-feira (30/12).

“O governador me chamou para conversar sobre o próximo momento do governo. E acatou a indicação do partido, o PSB, dos deputados Max, Dr. Eugênio, deputado eleito Beto Dois a Um e Fabio Tardin de Várzea Grande. E do deputado Eduardo Botelho, deputada Janaina. Todo mundo se envolveu aí na confirmação do nosso nome”, agradeceu. “O governador Mauro Mendes me chamou e confirmou que dia primeiro eu tomo posse como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, na Seciteci”, disse.

O deputado é egresso da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT, atual IFMT), onde se formou Técnico em Eletrônica. Ele tem 8 anos de experiência no Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), como coordenador do Sesi. Ele é também professor universitário do Univag há 18 anos e forma jovens para o mercado de trabalho.

Allan Kardec é mestre e doutor em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E especialista em Gestão Educacional. Além de professor concursado desde 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ele encerraria seu mandato de deputado estadual mês que vem. O novo secretário ainda foi vereador de Cuiabá entre 2013 e 2016.

Ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico

O professor Allan Kardec afirma ser dedicado ao conhecimento, por acreditar no poder da educação e do saber para a transformação social e o desenvolvimento das pessoas.

“Nós temos como objetivo ampliar a capacidade científica e tecnológica em setores estratégicos do Estado, com parcerias institucionais. E propor políticas públicas para capacitação do capital humano para o ensino, a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico, junto com a nossa fundação de pesquisa, a Fapemat”, diz Allan Kardec.

“Além é claro do apoio na formação da educação profissional e tecnológica para geração de emprego e renda, a partir das escolas técnicas estaduais e parceria com a Unemat, uma necessidade em todo o Estado, principalmente aos jovens na Baixada Cuiabana”, afirma.

BREVE PERFIL – DEP PROF. DR. ALLAN KARDEC

Professor Doutor Allan Kardec, liderança social e política

Professor Doutor Allan Kardec, 44 anos, é cuiabano do rio abaixo, mestre e doutor em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela UFMT, onde também graduou-se em Educação Física. É especialista em Gestão Educacional. Concluiu o curso de Eletrônica pela antiga Escola Técnica Federal (ETF), atual IFMT, em 1996.

A militância no movimento estudantil e engajamento nas causas comunitárias pela sua mãe, professora Nilza, despertaram desde cedo no adolescente e jovem Allan o gosto pelo bem comum e coletividade da política, em especial nas questões sobre educação, cultura, esporte e lazer.

Filho do professor Ugo Padilha (IFMT/UFMT), vereador de 6 mandatos, secretário de Educação, vice -Prefeito e prefeito em Santo Antônio de Leverger (MT). Pai do Fred e Fernando. Casado com Carol Lima, professora de Educação Física, concursada da Prefeitura de Cuiabá e Santo Antônio de Leverger. Carol Lima é atual secretária de Educação, Esporte e Lazer de Santo Antônio.

O professor Allan Kardec está no segundo mandato de deputado estadual, reeleito em 2018 com 18.629 votos. Foi secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de 6 de fevereiro de 2019 a 8 de julho de 2020. Em 2012, professor Allan Kardec, elegeu-se vereador por Cuiabá, com 2.976 votos.

Concursado desde 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) como professor de Educação Física. Assumiu cargo de gerente de educação ambiental na secretaria. É professor universitário do UNIVAG há 18 anos e da rede estadual.

É coautor do livro “Futebol de Várzea na Comunidade São Gonçalo Beira Rio”, lançado pela EdUFMT, e vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT), sendo membro da instituição desde agosto de 2018. E autor do livro “O Futebol em Mato Grosso – História, legado e projeções” (Editora Entrelinhas, 2022).

Sempre colaborou, organizou e dedicou-se a equipes esportivas como jogador e técnico de basquete, além de participar dos movimentos estudantis onde se formou. Foi coordenador e gerente de Lazer do Sesi-MT. Um dos fundadores e organizadores do bloco carnavalesco de Santo Antônio de Leverger “Garanhões da Madrugada”.

Redação Jonas da Silva

Matheus