Seja bem vindo ao nosso portal de notícias.

29/02/2024 11:51 am

Secretaria e parceiros lançam iniciativa para induzir empreendedorismo e inovação aos jovens

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e parceiros lançam a iniciativa Jovem Inovador (JOIN) como meta da popularização da ciência, nesta quinta-feira (30.03), às 14 horas, em Rondonópolis, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE), estrutura da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

O projeto foi desenvolvido com metodologia do Instituto IGEOS e o “hub” Colaborama. A ação é destinada aos estudantes das escolas plenas da rede pública estadual, e está alinhada com as novas diretrizes e normas para conteúdo curricular do chamado “Novo Ensino Médio”.

O JOIN tem a finalidade de fortalecer as competências dos alunos do ensino médio com trilhas de aprendizagem nos temas empreendedorismo e inovação.

A presidente do IGEOS e do Colaborama, ngela Márcia de Souza, explica o objetivo da iniciativa: “A ideia do projeto Jovem Inovador é servir de apoio instrumental para professores e alunos na trilha de empreendedorismo e inovação para trabalhar nas escolas públicas a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, diz que a importância de a secretaria apoiar e auxiliar no projeto é porque ele desperta o empreendedorismo nos estudantes e induzi a popularização da ciência.

“O projeto JOIN é importante para despertar o espírito empreendedor nos jovens e alunos da educação básica, pois com ele é possível os estudantes participarem da trilha de capacitação e oficinas ofertadas. Toda a metodologia do IGEOS que esse jovem vai ter acesso permite a apropriação do conhecimento e gosto pelos estudantes da ideia de empreendedorismo e inovação”, propõe.

Semanas de imersão

O método do projeto está estruturado em oi semanas de imersão no tema dos estudantes das escolas plenas de Rondonópolis e região. A ação inclui oficinas com acolhida e conceitos essenciais, perfil empreendedor, modelagem, validação, prototipagem, bancas “pitch” e outros conhecimentos.

A integração da metodologia às diretrizes da BNCC e Novo Ensino Médio foi realizada por professores e técnicos do Colaborama, junto com a Diretoria Regional de Educação (DRE/Seduc-MT).

O projeto JOIN de empreendedorismo jovem tem na sua execução emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Silva. Há, entretanto, outras parcerias, como empresas, instituições e órgãos públicos.

Sobre o IGEOS e Colaborama

O Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social (IGEOS) atua em Rondonópolis com parcerias para inovação e incentivo a empreendedores, no setor público e privado.

O projeto JOIN foi idealizado pelo instituto e desenvolvido pela sua unidade de atuação, o Laboratório de Inovação, Tecnologia e Gestão (Colaborama). O IGEOS atua há 20 anos no mercado.

Unidade de trabalho do IGEOS, o Colaborama foi criado em setembro de 2019 e funciona como modelo de “hub” de inovação e pretende se consolidar como polo de desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador para o Centro-Oeste.

Redação: Jonas da Silva/Seciteci

Veja também

TECNOLOGIA

Calculadora prevê quanto tempo você vai viver

MATO GROSSO| TECNOLOGIA

Prazo para inscrições no Prêmio de Eficiência e Inovação do Governo de MT termina nesta quinta-feira (31)

TECNOLOGIA

Governador e secretário abrem aula inaugural do curso de programador de sistemas

TECNOLOGIA

Como chefe da Secitec, Allan Kardec deve ser a ponte com governo Federal

TECNOLOGIA

Seciteci abre inscrições para curso gratuito de Programador de Sistemas

TECNOLOGIA

Governo de MT apresenta os desafios da transformação digital em evento nacional