Secretaria e parceiros lançam iniciativa para induzir empreendedorismo e inovação aos jovens
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e parceiros lançam a iniciativa Jovem Inovador (JOIN) como meta da popularização da ciência, nesta quinta-feira (30.03), às 14 horas, em Rondonópolis, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE), estrutura da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
O projeto foi desenvolvido com metodologia do Instituto IGEOS e o “hub” Colaborama. A ação é destinada aos estudantes das escolas plenas da rede pública estadual, e está alinhada com as novas diretrizes e normas para conteúdo curricular do chamado “Novo Ensino Médio”.
O JOIN tem a finalidade de fortalecer as competências dos alunos do ensino médio com trilhas de aprendizagem nos temas empreendedorismo e inovação.
A presidente do IGEOS e do Colaborama, ngela Márcia de Souza, explica o objetivo da iniciativa: “A ideia do projeto Jovem Inovador é servir de apoio instrumental para professores e alunos na trilha de empreendedorismo e inovação para trabalhar nas escolas públicas a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, afirma.
A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lecticia Figueiredo, diz que a importância de a secretaria apoiar e auxiliar no projeto é porque ele desperta o empreendedorismo nos estudantes e induzi a popularização da ciência.
“O projeto JOIN é importante para despertar o espírito empreendedor nos jovens e alunos da educação básica, pois com ele é possível os estudantes participarem da trilha de capacitação e oficinas ofertadas. Toda a metodologia do IGEOS que esse jovem vai ter acesso permite a apropriação do conhecimento e gosto pelos estudantes da ideia de empreendedorismo e inovação”, propõe.
Semanas de imersão
O método do projeto está estruturado em oi semanas de imersão no tema dos estudantes das escolas plenas de Rondonópolis e região. A ação inclui oficinas com acolhida e conceitos essenciais, perfil empreendedor, modelagem, validação, prototipagem, bancas “pitch” e outros conhecimentos.
A integração da metodologia às diretrizes da BNCC e Novo Ensino Médio foi realizada por professores e técnicos do Colaborama, junto com a Diretoria Regional de Educação (DRE/Seduc-MT).
O projeto JOIN de empreendedorismo jovem tem na sua execução emenda parlamentar do deputado estadual Thiago Silva. Há, entretanto, outras parcerias, como empresas, instituições e órgãos públicos.
Sobre o IGEOS e Colaborama
O Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social (IGEOS) atua em Rondonópolis com parcerias para inovação e incentivo a empreendedores, no setor público e privado.
O projeto JOIN foi idealizado pelo instituto e desenvolvido pela sua unidade de atuação, o Laboratório de Inovação, Tecnologia e Gestão (Colaborama). O IGEOS atua há 20 anos no mercado.
Unidade de trabalho do IGEOS, o Colaborama foi criado em setembro de 2019 e funciona como modelo de “hub” de inovação e pretende se consolidar como polo de desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador para o Centro-Oeste.
Redação: Jonas da Silva/Seciteci