Vereador Eduardo solicita que Conselheiros Tutelares sejam incluídos no grupo prioritário da imunização contra a Covid-19

O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos) solicitou à Prefeitura de Cuiabá, em sessão plenária nesta quinta-feira (25), que os Conselheiros Tutelares sejam incluídos no grupo prioritário no calendário de vacinação contra a Covid-19, na Fase 4, Grupo 8.

Na justificativa da medida, o parlamentar cita as atribuições previstas no Art. 138 do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, onde os Conselheiros Tutelares atendem crianças e adolescentes, além de toda a família que fica diante de situações de violação de direitos.

“Tendo em vista suas atribuições, os Conselheiros Tutelares estão constantemente em contato com pessoas, sendo expostos à Covid-19, apesar de todos os cuidados exigidos. Tendo em vista os motivos expressos acima, venho através dessa indicação solicitar em caráter de urgência a inclusão dos Conselheiros Tutelares na frente prioritária”, afirma Magalhães.

De acordo com o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde de Cuiabá, os primeiros a receber a vacinação foram: 1ª Trabalhadores da Área da Saúde, população acima de 60 anos institucionalizados, indígenas aldeados, população de 75 a 79 anos. 2ª população de 70 a 74 anos, de 65 a 69 anos, 60 a 64 anos. 3ª população com comorbidades, diabetes, melitus, hipertensão, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, cardiovasculares e cerebrovasculares. Indivíduos transplantados de órgão sólido e anemia falciforme. 4ª Trabalhadores da educação ensino básico, ensino superior, trabalhadores do sistema de privação de liberdade, forças de segurança e salvamento e forças armadas.

Da redação, Matheus Augusto

Matheus