Prefeito determina estudo para realizar concurso para Guarda Municipal de VG

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, autorizou a Secretaria Municipal de Administração a realizar estudos preliminares para a execução de concurso público para preenchimento de vagas na Guarda Municipal, implantada em 2000.

O planejamento inicial do concurso público está sendo formatado para oferecer entre 150 a 200 vagas.

O anunciou foi feito durante a entrega de 136 kits de uniformes, além de colete à prova de balas e placa balística para o efetivo operacional da Guarda Municipal. Na cerimônia de entrega, na sede da corporação na avenida da FEB, o prefeito reforçou compromissos de campanha junto a população e aos agentes da segurança municipal e assegurou que os investimentos serão constantes e confirmou estudos para abertura de concurso público, mesmo em um cenário financeiro de incertezas provocado pela pandemia.

Reconhecida pelos resultados oferecidos à população, a corporação se tornou um espelho da administração pública, reforçando ações em conjunto com as demais outras forças policiais como a Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros entre outros no combate a criminalidade. “É uma das mais importantes instituições de Várzea Grande”, defendeu o prefeito. Ainda segundo ele, a GM, “mais que repreender ações ilícitas, se consagra junto á opinião pública pelo serviço social que presta”.

Kalil lembrou que a estruturação da Guarda Municipal está entre seus compromissos de campanha. “Temos entraves legais nesse momento de pandemia que cerceiam alguns investimentos e iniciativas do Poder Público, no entanto, tenho ciência da necessidade de ampliação de efetivo para aumentar a capilaridade da instituição que tem capacidade de contribuir com mais ações sociais e de prevenção junto à população. Mais que compromisso com a Guarda, estruturar a GM, é aumentar a segurança em Várzea Grande”.

“Em 2021, sem colocar em risco a saúde financeira de Várzea Grande, estaremos investimento R$ 200 milhões em obras e serviços que vão impactar em várias frentes de atendimento às demandas da população. Obras grandes, como uma nova UPA na região do Jardim Glória, obras de saneamento básico na ordem de R$ 100 milhões e 100 quilômetros de asfalto novo. Essas são uma das ações já desencadeadas. Temos a missão de resolver todos os problemas da cidade, valorizar os serviços e manter a estruturação da GM. Talvez resolver todos os problemas não seja possível, mas podem ter a certeza que essa gestão trabalha e se dedica arduamente para tudo dar certo, porque além de ter um várzea-grandense como prefeito, existe apoio dos 21 vereadores, da Assembleia Legislativa através dos seus deputados, do governo do Estado na pessoa do governador Mauro Mendes e seus secretários e da Bancada Federal através dos senadores Jayme Campos, Wellington Fagundes e Carlos Fávaro e dos oito deputados federais que tem contribuído com a cidade e com Mato Grosso”.

Reconhecimento

O secretário de Defesa Social, coronel Alessandro Ferreira da Silva,  pasta a qual a Guarda Municipal pertence, destaca que o evento de entrega de uniformes é algo bastante simples, mas que tem um impacto positivo na rotina dos agentes. “Resgata a dignidade humana dos Guardas Municipais e é um grande indicador externo de que a prefeitura está investindo na corporação. A Guarda Municipal ao longo de sua existência conquistou por meio de muito trabalho e resultados o reconhecimento público e político como integrante do Sistema Único de Segurança Pública. Várzea Grande já entendia isso há mais de 21 anos, quando criou a Guarda, uma virada de página no conceito de segurança pública no estado de Mato Grosso”.

O comandante da Guarda Municipal, o GM Alisson Baracat, frisa que a corporação é um espelho da gestão municipal e um dos entes públicos que mais se aproxima da população, em função de sua atuação ‘diuturna’ nos bairros. “O reconhecimento da atuação da GM confirma que nosso trabalho está alinhado com esta gestão. Todos estamos focados em trabalhar muito pela população várzea-grandense”.

O subcomandante, GM Alexander Ortiz, reforça que a GM é atuante junto à sociedade, seja no patrulhamento, como no suporte à mobilidade urbana, pelas operações nos bairros ou ações sociais. “Todos nossos indicadores são positivos. A Guarda é hoje destaque diário na mídia pelo trabalho que realiza”.

Matheus