Fundado em 2001 pelo ex-jogador Gaúcho, também conhecido pela ‘Escolinha do Gaúcho’, o Cuiabá Esporte Clube também conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana 2022, e vai disputar pela segunda vez a competição internacional.
Para conhecer a mostra, já estão agendados 250 estudantes do Ensino Médio, e a Biblioteca Estevão de Mendonça ainda tem vagas para escolas.
No dia 4, participam do evento 50 estudantes do Ensino Médio, que também terão um bate-papo com o escritor José Augusto Tenuta, às 9h, sobre os livros ‘História do Futebol Cuiabano’ e ‘Cuyabá, um Show de Bola’, publicados com recursos da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) por meio de emenda parlamentar.
As obras contam um pouco dos principais acontecimentos do futebol, desde 1903, incluindo a criação e fundação dos primeiros clubes, construção de estádios e campeonatos.
Depois, às 9h30, a programação inclui a palestra ‘A influência estrangeira na arquitetura cuiabana’, com o superintendente de Preservação do Patrimônio Histórico e Museológico da Secel, Robinson de Carvalho Araújo.
Ele irá abordar o modo de construção em Cuiabá desde a colonização até os dias atuais, e como as edificações representam o desenvolvimento da cidade influenciado pela chegada de franceses, italianos e imigrantes do sul e sudeste brasileiro, além de governantes como Dom Aquino e Getúlio Vargas
O agendamento para a exposição ‘Cuiabá Esporte Clube’ pode ser feito pelo telefone (65) 3613-9240.