Doação de leite: uma prática que salva vidas!
Por Dr. Renan Loureiro
A produção excessiva de leite materno está entre os relatos mais frequentes das doadoras de leite humano. As mamas ficam tão cheias que algumas mães relatam desconforto entre as mamadas.
Os principais beneficiados são os bebês prematuros de baixo peso (inferior a 2.5kg) e aqueles que não podem ser alimentados diretamente pelas mães. Dessa maneira o bebê ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções.
A legislação RDC n 171 que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil, é quem garante todo o cuidado com o leite doado, para que seja analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido aos bebês.
Devemos nos atentar para uma prática completamente distinta e não recomendada que é a amamentação cruzada. Onde uma mulher com leite excessivo opta por doar diretamente para outro bebê cuja mãe esteja com dificuldade com o aleitamento.
A doação de leite humano salva vidas! Para encontrar um banco de leite humano mais próximo de você, ligue pro número 136 ou acesse o link: https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs