Governador revela encontro com cacique Raoni para tratar de posicionamento contrário à Ferrogrão

Governador revela encontro com cacique Raoni para tratar de posicionamento contrário à Ferrogrão

Conteúdo/ODOC – O líder indígena Raoni Metuktire deve se reunir com o governador Mauro Mendes (União Brasil) para esclarecer suas declarações contra a construção da Ferrogrão durante um encontro com os presidentes da França, Emmanuel Macron, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação foi dada pelo próprio governador, que foi informado sobre o interesse por pessoas próximas a Raoni.

Mauro Mendes comentou que está aguardando a reunião para que Raoni possa explicar seu posicionamento, pois considera contraditório que ele tenha feito esse manifesto contra a ferrovia e, ao mesmo tempo, tenha solicitado que o Governo do Estado asfalte estradas próximas à sua aldeia.

“Nós o vimos saindo de uma reunião com o Macron e começou a falar mal da ferrovia. Ficou muito estranho isso, né? Ficou parecendo que ele estava sendo um longa-manos, um porta-voz do Macron. E eu já recebi algumas pessoas, não falei com ele pessoalmente, que ele quer vir aqui falar comigo e quer vir se explicar com relação a essa questão da ferrovia”, destacou Mauro.

Mauro lembrou que Raoni havia pedido durante um encontro em Peixoto de Azevedo o asfaltamento da MT-322, que liga Peixoto a Bom Jesus do Araguaia, afirmando que era uma necessidade para a população indígena da região.

Em defesa da Ferrogrão, o governador afirmou que o traçado não passará próximo nem causará danos a nenhuma aldeia do estado. Ele argumentou que o traçado é menos prejudicial ao meio ambiente do que os gases emitidos pelos veículos de carga.

“Não passa dentro de nenhuma reserva indígena, praticamente 90% e tantos do traçado, está ao longo da BR-163, não vai desmatar quase nada. Já que nós vivemos uma era da descontaminação de carbono, quem fala contra a ferrovia está trabalhando a favor da emissão de carbono. É uma incoerência de ambientalistas ou de ONGs defender a não emissão de carbonos e defender que milhares de carreta por dia fique queimando milhões de toneladas de diesel emitindo carbonos jogando a atmosfera”, destacou Mendes.

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *