Secretária deixa comando da Saúde de Cuiabá; médico assume

A secretária de Saúde de Cuiabá, Suelen Alliend, entregou o cargo nesta quarta-feira (28). A gestora respondia pela pasta de forma efetiva há 12 meses e deixa a cadeira em meio aos desgastes de uma possivel intervenção do Estado na Saúde da Capital e também às denúncias de medicamentos vencidos, atrasos de salários e falta de assistência na rede pública.


Com a saída de Suelen, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nomeou o secretário adjunto da Atenção Terciária, Guilherme Salomão, para o comando interino da pasta.

“A entrega do cargo foi a pedido, ela já tinha combinado a saída comigo quando eu fosse promover as mudanças e adequações nas secretarias. Ela é uma pessoa que trouxe grandes avanços para gestão, é uma pessoa honesta e técnica. Agora ela passa o bastão para o Guilherme Salomão, que vai dar sequência ao trabalho dela”, disse Emanuel durante coletiva de imprensa.

Médico ortopedista, Salamão é o 7º secretária a assumir a Saúde da Capital. Desde o início da gestão Emanuel Pinheiro, já comandaram o órgão: Elizeth Araújo, Huark Douglas Correia, Célio Rodrigues, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho e Ozenira Félix. Alguns deles foram afastados do cargo em investigações por suspeita de corrupção.


Aos jornalistas, Guilherme afirmou que vai dar continuidade no trabalho técnico que era desenvolvido por sua antecessora. Ele também disse rechaçou as criticas que Suelen vinha recebendo por sua atuação a frente da pasta.


“Sei que daqui pra frente vai ficar muito mais fácil continuar esse trabalho por todas as coisas que ela [Suelen] conseguiu. A mídia massacrando ela falando que falta papel para impressão, mas ninguém vê o que ela fez nesse período”, expressou.

Matheus