Professor Allan toma posse e diz que uma das metas da Seciteci é a qualificação para gerar emprego e renda

O governador Mauro Mendes deu posse ao professor doutor Allan Kardec como secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) neste domingo (1/1). O novo secretário diz que um dos objetivos da pasta é investir na qualificação para gerar novos empregos, principalmente aos jovens.

O governador convocou todos os secretários para atuarem na eficiência da máquina pública. Allan já foi secretário de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) da gestão Mauro Mendes, entre 2019 e 2020.

“Temos uma missão clara dada pelo governador: fazer com que nossos jovens tenham capacitação necessária para os novos empregos que estão surgindo. Há um processo novo na nossa produção agropecuária. E também a parte da logística junto com o meio ambiente”, afirma o secretário.

“O governador tem um segundo mandato, está mais preparado. E os secretários serão mais cobrados e estaremos que estar prontos para essas cobranças e entregar os resultados para o governo e que a população de Mato Grosso merece”, completa professor Allan Kardec.

Ele ainda citou que a geração de emprego e renda é o maior desafio atual. Pois, a “mecanização no campo já acontece e há hoje uma mão-de-obra muito qualificada, e precisa ser qualificada nas pequenas e médias propriedades”.

Eficiência

O governador deu posse aos secretários do seu segundo mandato na sede do governo, após ser empossado pelos deputados estaduais, sob comando do presidente Eduardo Botelho. “Quero um Estado que seja mais eficiente para entregar políticas públicas para o cidadão e que seja capaz de devolver à sociedade tudo aquilo que pagamos na forma de impostos”, afirma o governador Mauro Mendes na palavra de ordem da nova gestão.

O professor Allan disse que ao assumir a secretaria ele retorna às suas características de origem: o ensino técnico e universitário.

Perfil do novo secretário

Allan Kardec é professor doutor em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele é egresso da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT, atual IFMT), onde se formou Técnico em Eletrônica. Ele tem 8 anos de experiência no Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), como coordenador do Sesi. Ele é também professor universitário do Univag há 18 anos e forma jovens para o mercado de trabalho.

Allan Kardec é especialista em Gestão Educacional. Além de professor concursado desde 2007 pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Atualmente é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT). Ele encerraria seu mandato de deputado estadual mês que vem. O novo secretário ainda foi vereador de Cuiabá entre 2013 e 2016.

Da Redação

Matheus