Botelho cresce e vai a 34,8%, mas fragmentação de candidaturas pode forçar segundo turno em Cuiabá

Botelho cresce e vai a 34,8%, mas fragmentação de candidaturas pode forçar segundo turno em Cuiabá

Com a proximidade da eleição em Cuiabá, três nomes assumem o pelotão de elite na pesquisa da Percent: Eduardo Botelho (União Brasil), Abílio Júnior (PL) e Lúdio Cabral (PT)

Conteúdo/Odoc

A mais recente pesquisa Percent para a prefeitura de Cuiabá, divulgada em primeira mão pelo Portal O Documento e TV Cuiabá, aponta que o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União Brasil), segue na frente da disputa pela prefeitura de Cuiabá, com 34,5% das intensões de voto na pesquisa estimulada.

Estimulada 1

O parlamentar é seguido pelo deputado federal Abílio Brunini (PL), que tem 22,8%; Lúdio Cabral (PT) surge em terceiro com 11,7%; o deputado estadual Juca do Guaraná (MDB) surge no cenário com 5,2% dos votos, na frente do atual vice-prefeito, José Roberto Stopa, que tem 4,1%. Reginaldo Teixeira puxa a lanterna com 1,3%.

Ronye Steffan, proprietário da Percent: “O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, ganhou envergadura para possivelmente vencer a eleição em primeiro turno”

“O jogo eleitoral está aberto, em Cuiabá. Percebemos crescimento consolidado do Botelho, já com um desenho possível, inclusive, de vitória em primeiro turno. O Abílio, apesar da rejeição alta, segue vivo na disputa. Foi detectado em campo um certo recuo nas intenções de voto do Lúdio. A indefinição quanto a sua candidatura dentro da Federação ‘Brasil Esperança ‘, é um freio que limita a sua mobilidade entre o eleitorado mais simpático às pautas da esquerda”, avalia diretor da Percent, Ronye Steffan.

Ainda na análise de Ronye, se Lúdio não estiver na disputa, o maior beneficiado será Eduardo Botelho.

“Está claro que sem o Lúdio na disputa, Botelho líquida a fatura no primeiro turno. Por ironia do destino, Abílio depende de uma candidatura de esquerda para levar a eleição ao segundo turno, em Cuiabá. Porém, o Lúdio desidratou nessa última pesquisa. Neste momento, até por uma questão de estratégia eleitoral, o Abílio precisa poupar o principal nome da esquerda. Caso contrário, Botelho pode vencer a disputa com relativa facilidade “, afirmou.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, o cenário se repete, porém, com porcentagens diferentes.

Eduardo Botelho segue na frente com 23,5% das intenções de votos; Abílio aparece com 12,5%; Lúdio surge em terceiro com 5,8%; Juca do Guaraná tem 2,3%; José Roberto Stopa 1,6% e, novamente na lanterna, Reginaldo Teixeira com 1,4%.

A Percent também criou cenários de pesquisa estimulada sem determinados candidatos, visto que neste período de pré-campanha as candidaturas ainda não estão confirmadas.

No primeiro deles é criado o cenário de disputa entre Botelho (36,3%); Abílio (23,3%); Lúdio 12,3% e Juca com 5,9%.

Neste terceiro cenário é colocado o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), como representante da Federação Brasil Esperança, no lugar de Lúdio Cabral (PT). Assim, Botelho ressurge na liderança com 38% das intenções de voto; Abílio tem 23,7%; Juca do Guaraná 69,0% e Stopa em último com 4,3%.

Estimulada 2

Em outro cenário, Lúdio é colocado na disputa representando a federação. Assim, Botelho tem 38,1%; Abílio tem 24,1%; Lúdio surge com 13,4%.

Estimulada 2

A coleta dos dados da pesquisa foi realizada entre os dias 24 a 26 de abril de 2024. A pesquisa ouviu 1.200 pessoas no perímetro urbano e rural de Cuiabá e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número MT-02633/2024.

Matheus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *